SANTANA DO MANHUAÇU-MG


SANTANA DO MANHUAÇU-MG
Cidade tranquila,localizada ás margens do Rio Manhuaçu e cortado de norte a sul pela rodovia MG-111, que liga a região norte da Zona da Mata na divisa com o estado do Rio de Janeiro à região do Vale do Rio Doce, onde este recebe as águas do Rio Manhuaçu, na divisa com o norte do Espírito Santo. Essa rodovia é o principal meio de acesso ao município, que hoje possui uma área de 346.964 km2, e com uma população de aproximadamente 8.603 habitantes (segundo censo realizado pelo IBGE em 2010)
O Município além da sede, possui o Distrito de "Santa Filomena", situado ao norte à 28 Km da cidade e  os povoados de "Santa Quitéria" e "São João do Capim", a noroeste.









O principal atrativo do município é  o Ecoturismo. As cachoeiras do Bonifácio e do Cardoso fazem parte dos atrativos naturais da cidade, além da Pedra de Santana, considerada um dos melhores pontos de Minas Gerais para a prática do vôo livre, também presenteia os visitantes com uma das mais belas vistas do lado norte da Cordilheira do Caparaó.
A região montanhosa e as paisagens exuberantes favorecem a prática de esportes radicais tanto o Vôo livre e o Parapente, quanto o trekkingrapel e as trilhas de motocross.
 A cidade ainda conta com eventos festivos anuais em datas cívicas, com a presença de bandas e diversos artistas. Os destaques são para as Festas Juninas, Festa da Cidade, normalmente realizada entre 26 a 29 de Julho, data esta que também se comemora a Padroeira da Cidade, Sete de Setembro e demais eventos realizados no fim de ano.
O município hoje faz parte do Cirquito Turístico do Pico da Bandeira.






A economia local se baseia na agricultura, o café é hoje a principal fonte de renda do município, além do cultivo da Cana de açúcar e Banana, a agropecuária também se destaca com a criação de gado leiteiro e de corte, o cultivo de eucalipto é outra atividade economica em destaque.




HISTÓRIA

Na rota dos desbravadores vindos da foz do Rio Doce estava um grande afluente desse rio à esquerda, mais tarde denominado Rio Manhuaçu. Seguindo o curso desse rio, tem-se a rota feita no século XIX pelos primeiros habitantes de origem não-nativa da região, onde mais tarde se situaria a cidade de Santana do Manhuaçu. Na freguesia de São Simão, nasce o povoado que daria origem a Santana do Manhuaçu, composto em sua maioria por imigrantes Portugueses e Italianos provenientes do sul da Zona da Mata e doRio de Janeiro que ali começaram a se estabelecer por volta de 1870.
É possível também creditar a ocupação da região justamente a busca pela ocupação que os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais promoveram a partir da segunda metade do século XIX. Os capixabas avaçaram da costa até as margens do Rio José Pedro e os mineiros do interior, vindos do sul da zona da mata até a margem do Rio Manhuaçu, e a partir de 1859, tem-se os primeiros conflitos na região, a respeito da jurisdição das províncias de Minas Gerais e Espírito Santo. O povoado de Santana do Manhuaçu ficava bem no limite da região do Contestado do sul do Rio Doce (Disputa de terras entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais), vez que até 1914, persistia controvérsia acerca da Jurisdição Provincial/Estadual acerca dos Municípios vizinhos deIpanemaAimorésMutumSão José do MantimentoLajinha e Chalé, já que a Carta Régia de 1816, que definia as fronteiras entre Minas e Espírito Santo era extremamente imprecisa.
Esse fluxo migratório, ao contrário de muitos que insistem em atribuir à necessidade de abastecimento da região mineradora do ciclo do ouro, deve-se na verdade à decadência do ciclo do ouro em Minas Gerais, pela necessidade de se buscar novas atividades econômicas. Tanto que a região só começa a ser efetivamente povoada nos primeiros anos do Império. Inicialmente a cidade recebe a denominação "Santana" em função de uma das primeiras habitantes da região, uma senhora católica devota de origem italiana que mandou erigir uma capela em honra a Santa Ana.
Cumpre-se salientar que, ao contrário do restante da região, que desenvolveu sua economia com base no trabalho do imigrante, principalmente Alemães, Italianos e Libanes, baseando-se na mescla da agricultura familiar com pequenos núcleos de escravidão, Santana do Manhuaçu constituiu um razoável núcleo de escravidão da região em função de sua lavoura canavieira e cafeeira, apesar de contar também com a imigração Italiana e Portuguesa.
Em 1890, ao se tornar distrito de Manhuaçu, o povoado é denominado Santana. Com a divisão administrativa do estado, em 1911, passa a ser chamado de Santana do Manhuaçu, em uma referência ao Rio que corta a cidade. Em 1943, torna-se distrito de Simonésia até que, em 1962, é emancipado.